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Construindo uma cidade em 3d
Sáb 11 Dez 2010, 12:30
Mais um tutorial de 3d,esse chega a ser mais fácil do que o da caneca 3d,lembrando que o programa usado aqui é o Blender
Pessoal o que vocês acham se eu começasse a postar tutoriais sobre ciração de jogos?
Construindo Cidades Com Apenas Um Clique
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Este primeiro post de 2009 abre também uma nova categoria de artigos aqui no blog: a categoria SCRIPTS, onde pretendo abordar o funcionamento de alguns dos scripts que utilizo com uma certa freqüência. Ainda que o subtítulo pareça absurdo, é exatamente o que este script de nome estranho faz.
Com ele você poderá construir cidades inteiras com apenas um clique do mouse. Podemos ainda utiliza-lo na criação de painéis em cenários futurísticos ou fuselagens e interiores de aeronaves,… e tudo isso com extrema facilidade.
O Discombobulator é um script nativo (plugin) do Blender e para ser acessado, você deve entrar em Edit Mode e ter qualquer objeto Mesh com algumas ou todas as faces selecionadas. No header da 3D View, escolha Mesh/Scripts/Discombobulator.
Nesta primeira parte do artigo faremos um caminho inverso. Daremos início a um pequeno exercício, antes mesmo de descrever os parâmetros de funcionamento do script,… até como forma de provar que o subtítulo não é tão absurdo quanto parece. Vamos criar uma cidade inteira sobre a superfície de uma UV Sphere com apenas um clique do mouse.Discombobulate
1 - Abra o Blender e apague o cubo default. Pela vista Top, pressione a Barra de Espaços e adicione uma UV Sphere de 24 Segments e 24 Rings.
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UV Sphere em Edit Mode
2 - No menu do Header da 3D View, escolha Mesh/Scripts/Discombobulator.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A Localização do Script Discombobulator
3 – Na janela de configuração do script, dê apenas um clique sobre o botão Discombobulate, como mostra a imagem abaixo.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A Janela de Configuração do Script
4 - Aguarde alguns segundos, e… a mágica está feita!! Pressione a tecla Tab para voltar ao Object Mode, amplie e gire o modelo, afim de analisar o que foi criado.
Cidade Criada Sobre Uma UV Sphere
Creditos:fernandoreinicke
Pessoal o que vocês acham se eu começasse a postar tutoriais sobre ciração de jogos?
Construindo Cidades Com Apenas Um Clique
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Este primeiro post de 2009 abre também uma nova categoria de artigos aqui no blog: a categoria SCRIPTS, onde pretendo abordar o funcionamento de alguns dos scripts que utilizo com uma certa freqüência. Ainda que o subtítulo pareça absurdo, é exatamente o que este script de nome estranho faz.
Com ele você poderá construir cidades inteiras com apenas um clique do mouse. Podemos ainda utiliza-lo na criação de painéis em cenários futurísticos ou fuselagens e interiores de aeronaves,… e tudo isso com extrema facilidade.
O Discombobulator é um script nativo (plugin) do Blender e para ser acessado, você deve entrar em Edit Mode e ter qualquer objeto Mesh com algumas ou todas as faces selecionadas. No header da 3D View, escolha Mesh/Scripts/Discombobulator.
Nesta primeira parte do artigo faremos um caminho inverso. Daremos início a um pequeno exercício, antes mesmo de descrever os parâmetros de funcionamento do script,… até como forma de provar que o subtítulo não é tão absurdo quanto parece. Vamos criar uma cidade inteira sobre a superfície de uma UV Sphere com apenas um clique do mouse.Discombobulate
1 - Abra o Blender e apague o cubo default. Pela vista Top, pressione a Barra de Espaços e adicione uma UV Sphere de 24 Segments e 24 Rings.
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UV Sphere em Edit Mode
2 - No menu do Header da 3D View, escolha Mesh/Scripts/Discombobulator.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A Localização do Script Discombobulator
3 – Na janela de configuração do script, dê apenas um clique sobre o botão Discombobulate, como mostra a imagem abaixo.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A Janela de Configuração do Script
4 - Aguarde alguns segundos, e… a mágica está feita!! Pressione a tecla Tab para voltar ao Object Mode, amplie e gire o modelo, afim de analisar o que foi criado.
- Veja na imagem abaixo, a cidade construída sobre a UV Sphere a partir de um único clique do mouse.
Cidade Criada Sobre Uma UV Sphere
Creditos:fernandoreinicke
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